Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou, no dia 07/10/21, o novo portal do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). A modernização da página permitirá consultas mais eficientes sobre as empresas que produzem, importam e distribuem materiais de construção em conformidade com as normas técnicas brasileiras, sistemas e produtos inovadores e construtoras certificadas no âmbito do Programa. O evento de lançamento foi transmitido pelo canal do Youtube do MDR.
“Vamos permitir que, em único espaço, qualquer cidadão brasileiro que se envolva no processo construtivo tenha acesso às novas tecnologias, às inovações e às formas mais eficientes de edificar um prédio ou uma habitação”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “O objetivo é uniformizar a construção de tal forma que não tenhamos dificuldade com as normas vigentes no território nacional e, como consequência, tenhamos uma habitação mais confortável e digna para a sociedade brasileira”, completa.
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, vinculado à Secretaria Nacional de Habitação do MDR, é uma ferramenta do Governo Federal indutora de qualidade e produtividade na habitação social.
O PBQP-H busca garantir dois pontos fundamentais: a qualidade, com obras marcadas pela segurança e durabilidade; e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização.
O novo portal fornecerá informações muito relevantes para construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes ou proponentes de sistema inovadores como forma de elevar a qualidade das edificações habitacionais brasileiras.
Atualmente, o PBQP-H conta com 21 Programas Setoriais da Qualidade (PSQ), liderados por 12 entidades setoriais nacionais, onde são monitoradas 684 empresas e 1.058 produtos-alvo de 775 marcas comerciais.
Transmissão: Youtube do MDR
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”