Parceiros

Nessa jornada de mais de 20 anos, já contamos com diversas instituições que nos auxiliaram no desenvolvimento e aperfeiçoamento do PBQP-H.

Essas parcerias foram de extrema importância para a manutenção e expansão do Programa.

A união de forças entre os agentes financiadores e de fomento, de fiscalização, auditoria, órgãos do governo, entidades representativas e a academia foram e continuam sendo fundamentais em todas as ações do programa.

No período inicial de implementação do PBQP-H, destaca-se a parceria estabelecida por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que contribuiu para o cumprimento das atividades propostas pelo programa.

O Projeto com o PNUD foi reconhecido como instrumento fundamental para o desenvolvimento do conjunto de ações previsto no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. A valorização das ações relacionadas à habitação pelo governo repercutiu proporcionalmente no Projeto, que teve seu orçamento acrescido o triplo do orçamento inicial.

Até sua última revisão substantiva, em dezembro de 2008, o Projeto apresentou execução financeira de 75% sobre o total de ingressos no PNUD, percentual que confirma a sua consistência frente aos valores financeiros despendidos.

Todos esses projetos ganharam maior legitimidade na sua implementação com o apoio do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) que se tornou um canal legítimo de diálogo e troca entre os diversos agentes do setor, possibilitando a gestão compartilhada do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.

Parceiros

Os principais parceiros do PBQP-H que hoje compõe o CTECH, são:


ANTAC

A Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC) tem se consolidado como grande parceira, atuando em todos os Colegiados do Programa; na “Rede Cooperativa de Pesquisa INOVATEC/Finep”, implementada em 2011, com o objetivo de desenvolver métodos e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do SiNAT; e, recentemente, firmou um “Protocolo de Intenções” com o objetivo de formar de um banco de especialistas, profissionais técnicos da cadeia produtiva da construção civil com comprovada competência para prestar assessoria técnica ao SiNAT, podendo integrar os Grupos de Trabalho, de acordo com a demanda da Coordenação Geral do PBQP-H.

Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável

Outro importante parceiro é a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, por encargo do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha através do projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Sustentável – Foco em Habitação Social (EEDUS). O projeto visa o aumento de eficiência energética nos programas de produção habitacional do governo federal, com especial foco naqueles dedicados às camadas de renda mais baixa, buscando beneficiar todo o conjunto de atores envolvidos na formulação, gestão e implementação desses programas, bem como seus beneficiários. A GIZ foi a parceria responsável pela viabilização da nova estratégica de comunicação do PBQP-H e o novo Portal institucional (2020 e 2021), além de uma importante interlocutora para as ações incentivo e apoio à sustentabilidade no âmbito do Programa.

Faça sua busca

Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”