Como Participar

Agentes do Setor

São um dos grandes parceiros do programa e os que possuem importante papel no objetivo principal do PBQP-H, pois são esses os agentes que estão diretamente envolvidos na construção de uma moradia digna, levando qualidade e conforto para o usuário. E para ajudar a conquistar essa meta, as empresas atuam de três formas, a depender da sua oferta de serviço.

Construtoras:

Aderindo ao SiAC e implementando o sistema de gestão da qualidade. Sempre respeitando os prazos e atendendo aos requisitos avaliados nas auditoria

Fabricantes, importadores e distribuidores de materiais, componentes e sistemas construtivos:

Participando de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ) do SiMaC e tendo seus produtos ensaiados para verificação da conformidade em relação às normas técnicas brasileiras.

Proponente de produto inovador:

Trazendo sua inovação para o SiNAT para que, após a avaliação de uma Instituição Técnica Avaliadora – ITA, possa ser utilizada com total segurança nas obras.

Parceiros

São determinantes para o constante aperfeiçoamento do programa. Seja agentes financiadores e de fomento, de fiscalização, auditoria, órgãos do governo, entidades representativas ou a academia, todos contribuem com propostas para que as normas e regimentos sejam cumpridos, contemplando também as necessidades dos elos da cadeia.

Representantes dos agentes do setor atuam ainda para informar e conscientizar empresas da construção civil, com palestras e workshops; e agentes de fiscalização buscam o fortalecimento do PBPQ-H com ações de combate à não conformidade. Ambos com o objetivo de aumentar a adesão ao programa, promovendo, assim, a competitividade isonômica.

Já os agentes financiadores têm a indispensável atribuição de garantir a boa aplicação dos recursos, pois só liberam financiamento às empresas participantes do programa.

Consumidores

Se a meta é aumentar a qualidade e produtividade no setor, não seria possível alcançá-la sem a participação ativa do consumidor. Seja construtor, lojista ou consumidor final, o simples ato de dar preferência pela comercialização ou compra de um material conforme fortalece todas as ações do PBQP-H.

Faça sua busca

Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”