A construção civil brasileira vem passando por um momento diferenciado nas últimas décadas. O Governo Federal tem destinado mais verbas para suprir o déficit habitacional e se preocupado em garantir que os recursos sejam usados com responsabilidade. Por isso, com o PBQP-H, passou a induzir a cadeia produtiva da construção civil a investir em qualidade e produtividade, especialmente as construtoras, fabricantes de materiais e proponentes de tecnologias inovadoras.
Esse caminho encontrado para entregar mais moradias em conformidade com os requisitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade, transformou o setor. A prática não só trouxe modernidade e elevou o nível dos empreendimentos no país como também criou um ambiente de grande competitividade, aumentando, inclusive, o nível de exigência dos consumidores.
No entanto, o intuito do programa não é excluir, mas sim agregar. Quanto mais empresas estiverem comprometidas com a excelência de suas operações e produtos, mais o setor terá isonomia competitiva. E quanto mais os agentes financiadores e de fiscalização estiverem atentos às normas, mais o mercado será justo e desenvolvido.
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”