O Programa Setorial da Qualidade tem por principal objetivo elaborar mecanismos específicos que garantam que os painéis de madeira (MDP e MDF) comercializados no Brasil apresentem desempenho satisfatório, atendendo às necessidades dos usuários e não prejudicando a isonomia competitiva entre fabricantes.
É fundamental que os painéis de madeira (MDP e MDF) comercializados no país atendam aos requisitos mínimos de desempenho, cujo processo de fabricação não degrade as florestas, utilizem matérias-primas que não sejam agressivas para o meio ambiente e para a saúde, etc. A comercialização de painéis de madeira que não atendam a essas demandas, prejudica a isonomia competitiva do setor, macula a imagem do produto junto aos usuários da indústria moveleira e da construção civil, consumidores finais e contraria os interesses de toda a sociedade brasileira.
Com a implementação do Programa Setorial da Qualidade pretende-se realizar sistematicamente a verificação do desempenho dos painéis de madeira (MDP e MDF) comercializados no Brasil, combater a não conformidade sistemática às normas técnicas, bem como analisar se as normas brasileiras existentes do produto discriminam objetivamente os requisitos necessários para o bom desempenho dos painéis de madeira.
Indústria Brasileira de Árvores – IBÁ
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”