Introdução

No início do PBQP-H, o Brasil apresentava um indicador médio de conformidade inferior a 40%, atualmente, com o engajamento das entidades e adesão das empresas, já existem produtos com índices superiores a 95%. Mas o SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos) não teria conquistados resultados tão positivos se não fosse pela participação da iniciativa privada.
O SiMaC é um sistema que combate a não conformidade na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos, isto é, exige o cumprimento das normas técnicas brasileiras elaboradas pela ABNT.

Para combater a não conformidade, o Programa conta com a parceria dos fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos por meio de Programas Setoriais da Qualidade (PSQ), que promovem a qualificação de empresas e também desenvolvem ações de conscientização sobre a importância e ganhos de se produzir em conformidade.

As entidades setoriais nacionais mantenedoras de PSQs, se organizam e convidam seus associados e não associados a integrarem o PSQ. A partir daí, com base no Regimento Geral do SiMaC, os produtos-alvo dos PSQs são monitorados, com vistas a induzir o setor colocar no mercado consumidor, apenas, produtos conformes.

A diferença deste sistema em relação aos outros do PBQP-H, reside no fato de que todas as empresas do setor podem ser avaliadas, sejam participantes ou não do PSQ. Assim, essa ação contribui para a construção de ambiente de isonomia competitiva, uma vez que o Programa dá publicidade tanto das “Empresas Qualificadas” quanto daquelas apontadas como “Não Conformes”.

Esta publicidade contribui com a imagem das empresas que investem em uma produção conforme; ajuda as construtoras a adquirirem produtos de qualidade; e beneficia o consumidor final na aquisição de produtos que atendem às normas técnicas brasileiras.

Atualmente, o PBQP-H possui 20 PSQs, com indicador médio de conformidade superior a 80% e setores que chegam a mais de 95%.

Faça sua busca

Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”