O principal caminho para se conquistar o ganho de produtividade na construção civil brasileira é modernizar o setor, e isso só é possível com o incentivo à inovação tecnológica. Mas esse incentivo deve vir acompanhado da comprovação do desempenho.
As inovações tecnológicas não possuem normas brasileiras estabelecidas, uma vez que são novidade no mercado, então, para preencher esta lacuna, foi criado o SiNAT, um sistema que avalia o que é considerado inovação, seja componente, sistema construtivo ou material de construção.
Por meio dele, são estabelecidos mecanismos para atestar a conformidade das novas tecnologias baseando-se em três pilares: segurança, habitabilidade e sustentabilidade. A partir disso, são realizados ensaios laboratoriais que irão verificar se esses pilares estão sendo atendidos e se o desempenho da inovação é satisfatório para os usuários das unidades habitacionais.
Esses ensaios são coordenados por Instituições Técnicas Avaliadoras (ITA), empresas credenciadas pelo PBQP-H, com base em critérios estabelecidos junto com o setor.
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”