A empresa fabricante, importadora ou distribuidora de produtos para a construção civil, interessada em participar do SiMaC, deve acessar o portal do programa e procurar pelo seu PSQ.
Na sequência, ela deve entrar em contato com a entidade mantenedora do seu PSQ e iniciar o seu processo de adesão.
Feito isso, o fabricante deve avaliar o Regimento Geral do SiMaC e se adequar às normas de fabricação da ABNT e aguardar a realização de ensaios em seus produtos.
Uma Entidade Gestora Técnica (EGT) acreditada pela Cgcre/Inmetro realizará ensaios com materiais coletados na fábrica e/ou no mercado consumidor.
Após a análise, a EGT encaminha um relatório setorial à entidade mantenedora do PSQ com o indicador de conformidade e a relação de empresas qualificadas e não conformes.
A entidade mantenedora encaminha este relatório ao PBQP-H, que dá publicidade em seu portal.
A periodicidade de atualização desse relatório setorial é trimestral, podendo ser prorrogado para quatro meses a depender do PSQ
A empresa deverá buscar sua entidade setorial representativa para criar um PSQ. No entanto, a entidade deve cumprir alguns requisitos:
Ser uma entidade nacional.
Garantir representatividade de mais de 50% de tudo o que é produzido no país para o produto-alvo em questão.
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”