O Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), publicou no dia 5 de novembro o Protocolo de Avaliação do Desempenho Térmico de Sistemas Construtivos para Habitações por Simulações Computacionais.
O documento, a ser adotado no âmbito do SiNAT, visa uniformizar as avaliações de sistemas construtivos do ponto de vista do desempenho térmico entre as diversas Instituições Técnicas Avaliadoras (ITAs). Desta forma, padronizam-se os parâmetros a serem adotados nas simulações computacionais. Padronização essa que determina a tipologia e as características dos projetos padrões a serem adotados, as condições climáticas das cidades representativas de cada Zona Bioclimática Brasileira assim como as condições de exposição à radiação solar, levando em conta a orientação solar das fachadas de dormitórios e salas como também as características do entorno, que também são padronizadas.
Ressalta-se que a avaliação do desempenho térmico de um sistema construtivo pode ser feita, inicialmente, pelo procedimento simplificado, de acordo com o estabelecido na Norma NBR 15755 (ABNT, 2021). Caso não sejam atendidos os critérios do procedimento simplificado, deve ser utilizado o procedimento detalhado, por simulação computacional.
Para acessar o documento do protocolo, clique aqui. Para consultar a Resolução Nº 12 de 5 de novembro de 2021, de publicação do protocolo, clique aqui.
Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”