SiNAT Convencionais

Em 2013, a construção civil brasileira sofreu uma quebra de paradigma. Quando a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) entrou em vigor, o foco da unidade habitacional mudou. O que antes dava prioridade aos tipos de materiais e sistemas construtivos agora passou a colocar o usuário em primeiro lugar, focando em conforto ao usuário e durabilidade. Então, como levar isso às unidades habitacionais de interesse social?

Mais uma vez, o PBQP-H se mostrou atento às mudanças que ocorrem no setor e criou o SiNAT Convencionais, um sistema para avaliar o desempenho de sistemas construtivos convencionais, ou seja, que já estão no mercado e são largamente implementados nas construções, mas que, agora, precisam ter a comprovação de que atendem aos requisitos estabelecidos na Norma de Desempenho.

Nele – também por meio de ensaios laboratoriais realizados por Instituições Técnicas Avaliadoras (ITA) -, são analisados requisitos como desempenho térmico, acústico e lumínico; estanqueidade à água; saúde, higiene e qualidade do ar; funcionalidade e acessibilidade, entre outros.

Faça sua busca

Dica: use combinações de palavras-chave que direcionem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: Use “avaliação conformidade” em vez de “avaliação da conformidade”